15/03/2016

10 Filmes Nacionais sobre Mídia e Jornalismo

A lista inclui filmes nacionais que contam história de personagens reais ou fictícios da mídia ou do jornalismo brasileiro. Ótimo material para estudantes ou profissionais em jornalismo, relações públicas ou qualquer outra área da comunicação.


1. Chatô - O Rei do Brasil (2015) - O filme traz uma versão romantizada da vida de Assis Chateaubriand, magnata da comunicação e fundador dos Diários Associados. A vida de Chateaubriand é analisada a partir de um AVC, que o faz delirar com um programa de TV chamado “O Julgamento do Século”, realizado bem no dia de sua morte, onde os antigos amores e desafetos se unem para o acerto de contas. Lembra de como manipulava as notícias nos veículos de comunicação que comandava e a estreita e conturbada ligação com Getúlio Vargas.


2. Boca de Ouro (1961) - Um bicheiro é assassinado e um repórter tenta relatar a sua vida a partir do depoimento de uma de suas amantes. Haviam diversas lendas sobre o bicheiro, dentre elas, sobre a sua dentadura de ouro, e o caixão mortuário com o mesmo que estava preparando.


3. Beijo no Asfalto (1981) - Em seu leito de morte, um homem beija na boca outro homem e gera grande repercussão na sociedade. Um repórter sensacionalista e um delegado corrupto fazem do ato um escândalo social, abalando a reputação do homem que beijou o outro.


4. Cidade de Deus (2002) - A história acontece no Rio de Janeiro dos anos 1970. Um garoto pobre, morador da comunidade da Cidade de Deus, que sonha em ser repórter fotográfico. Sua carreira de fotógrafo inicia após ele fotografar do bando armado do chefe do tráfico local, Zé Pequeno. Ele tem sua foto publicada na capa do principal jornal da cidade.


5. Tropa de Elite 2 (2010) - O filme exibe problemas que a sociedade enfrenta com drogas e corrupção e o esquadrão do BOPE.  O traficante Rocha e sua milícia se infiltram discretamente em uma casa do bairro. São observados pela jornalista Clara, do jornal Na Hora. Ela e seu fotógrafo acessam o local e descobrem material de campanha eleitoral do governador e seus aliados. Enquanto revela por telefone sua descoberta ao deputado Fraga, os milicianos surpreendem os repórteres e então os torturam, matam e vilipendiam-lhes os cadáveres.



6. Dias de Inferno na Síria (2015) - baseado no livro homônimo, o jornalista Klester Cavalcanti viaja de São Paulo à Síria com o objetivo de registrar a guerra civil naquele país. Contudo, ele acaba preso.  O filme relata os seis dias em que ele ficou preso e foi torturado pelas tropas do governo sírio, em 2012. 



7. Jenipapo (1995) - Um jornalista americano trabalha para um jornal brasileiro bilíngue. Um dia ele é mandado para entrevistar um famoso missionário católico que apoia a luta pela reforma agrária em uma comunidade do nordeste. Mas o padre se recusa a conceder entrevistas. Isso leva o jornalista a abandonar a ética jornalística a fim de entrevistá-lo.


8. As Aventuras de Agamenon, o Repórter (2012) - Para se tornar um jornalista conhecido e autor de uma coluna, Agamenon  passou por altos e baixos de sua incrível carreira, entrevistando figuras ilustres e participando de momentos históricos.
9. O Caso Cláudia (1979) - De seu barraco na Avenida Niemeyer, um operário vê dois homens chegarem em um automóvel, jogarem algo nas pedras. Informado pelo noticiário de que o corpo de uma jovem foi encontrado no local, ele telefona sem se identificar para uma estação de rádio, fornecendo o número da placa do carro. O carro pertence a uma das figuras da alta sociedade carioca. Um repórter começa  a apuração do fato à revelia de seus superiores. O repórter publica uma reportagem onde relaciona a morte da garota com uma quadrilha de traficantes de drogas. Ele é ameaçado de demissão do jornal e o detetive afastado do caso.


10. Rio Babilônia (1982) - Uma jornalista tem informações suficientes para levar o industrial à cadeia e o importuna com perguntas a respeito do contrabando de ouro no norte do país. Então, o industrial resolve que ela deve ser eliminada o mais breve possível.