06/04/2016

13 Filmes sobre Jornalismo Sensacionalista


1. A Montanha dos Sete Abutres (1951) - O filme conta a história de um jornalista ambicioso e sem escrúpulos que faz de tudo para voltar a ter prestígio. Ao se deparar com um homem preso dentro de uma caverna, ele retarda o salvamento, para criar uma comoção popular em torno do fato. Garantindo assim, o grande furo de reportagem que ele precisava para o levar devolta ao grandes jornais.


2. Adorável Vagabundo (1941) - Um jornal contrata um mendigo e o transforma em herói em campanha sensacionalista para favorecer um político corrupto. Quando percebe que está sendo manipulado, o mendigo quer denunciar a trama. Ameaçado, ele pensa em suicídio. A jornalista que ajudou a erguer o mito apaixona-se pelo vagabundo, abandona tudo e solidariza-se com ele. 

3. Beijo no Asfalto (1981) - Em seu leito de morte, um homem beija na boca outro homem e gera grande repercussão na sociedade. Um repórter sensacionalista e um delegado corrupto fazem do ato um escândalo social, abalando a reputação do homem que beijou o outro.


4. Assassinos por Natureza (1994) - A mídia sensacionalista torna um casal de assassinos em série, Mickey e Mallory, ídolos nos EUA. Em busca de uma grande matéria de jornalismo marrom, um jornalista ambicioso consegue acompanha-los por algum tempo até ele mesmo fazer parte da notícia, e se tornar mais uma vítima. 

5. Boca de Ouro (1961)- Um bicheiro é assassinado e um repórter tenta relatar a sua vida a partir do depoimento de uma de suas amantes. Haviam diversas lendas sobre o bicheiro, dentre elas, sobre a sua dentadura de ouro, e o caixão mortuário com o mesmo que estava preparando.

6. O Abutre (2014) - Um jovem enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. Nesse ofício, diversos grupos correm atrás de crimes e acidentes chocantes, para registrar tudo e vender a história para veículos interessados.

7. Blessed Event (1932) - Um colunista de fofocas de jornal que se envolve com um gangster. O jornalista teria sido modelado inspirado em Walter Winchell, famoso colunista de fofocas da época. O colunista relata as pessoas da sociedade que vão ter um filho. Um desses relatórios antagoniza um gangster em uma situação delicada. O jornalista passa a ser ameaçado, mas consegue virar o jogo sobre o gangster.


8. Despacho: Tabloids, Tories and Telephone Hacking (2010) - No jornal News of the World, a pirataria telefonica era uma prática rotineira. Um jornalista político investiga relação de trabalho do jornal com a polícia e reivindicações de influência indevida junto com alegações de intimidação contra os políticos, e explora as relações mais amplas entre o jornal News International e do governo inglês.

9. Distrito 9 (2009) - Distrito 9 é uma favela militar de alienígenas. Um jornalista inescrupuloso e sensacionalista que cobre a área é infectado pelos alienígenas e começa a se transformar em um deles. O filme apresenta entrevistas fictícias, noticiários e vídeo de câmeras de vigilância em um formato de pseudodocumentário. 

10. La Dolce Vita (1961)- Um jornalista italiano especializado em histórias sensacionalistas sobre estrelas de cinema, visões religiosas e a aristocracia decadente, que passa a cobrir a visita da atriz hollywoodiana Sylvia Rank a Roma, por quem fica fascinado.

11. Sede de Escândalos - O filme expõe os golpes baixos de um tabloide sensacionalista para se manter de pé. Instado pelas instâncias superiores a aumentar a circulação de jornal em decadência, o editor resolve desenterrar um caso de assassinato acontecido décadas antes, já julgado e encerrado. Para isso, ele destaca um repórter mau caráter que, ao se intrometer na vida dos envolvidos com mentiras e dissimulações, acaba por provocar uma tragédia.

12. Escândalo (1952) - Um jornalista assume um jornal diário New York doente, o fictício New York Express, e revive-lo como uma folha de escândalo, encenando uma série de golpes de publicidade. A esposa do homem, que ele deixou sem um tostão anos atrás, ressurge e ameaça chantageá-lo. Ele a mata acidentalmente e tenta encobri-lo. Enquanto isso, a estrela do jornal, o repórter Steve McClearly começa a investigar o assassinato não solucionado.


13. A Herança de Mr. Deeds (2002) - Preston Blake começa sua carreira na esperança de ser um DJ. Ele trabalha lentamente até fundar a Blake Media, uma empresa em centenas de estações de rádio e TV. Um dia, Blake congela até a morte no cume do Monte Everest, com um sorriso triunfante no rosto e uma busca por seu herdeiro começa. A história chama atenção da repórter Babe Bennett, que trabalha para um tablóide sensacionalista chamado Inside Access, faz de tudo para conseguir a notícia.