27/04/2016

Warren Weaver (1894 - 1978)

Warren Weaver foi um matemático estado-unidense, co-autor do livro Teoria Matemática da Comunicação (The Mathematical Theory of Communication), publicado em 1949 juntamente com o também matemático estado-unidense Claude Shannon. Por sua forma acessível também a não-especialistas, este livro reimprimiu e popularizou os conceitos de um artigo científico de Shannon, intitulado Teoria Matemática da Comunicação (Mathematical Theory of Communication).

Tornou-se um notável pesquisador científico, especialmente como diretor da Rockefeller Foundation's Natural Science Division (1932-1955) e em outras fundações (1956-1978). Em um memorando, o Translation (1949), ele propôs que técnicas estatísticas no campo de teoria de informação poderiam ser usadas para permitir computadores traduzir textos automaticamente de um idioma para outro. A proposta dele estava baseado na suposição que um documento em um idioma humano pode ser visto como tendo sido escrito em código e, então, poderia ser quebrado como outros códigos. Por essa razão é considerado a primeira pessoa que propôs o emprego de computadores eletrônicos para a tradução de idiomas naturais. 

Modelo de Shannon e Weaver

O modelo de Shannon-Weaver de comunicação tem sido chamado de a "mãe de todos os modelos." Ele incorpora os conceitos de fonte de informação, mensagem, transmissor, sinal, canal, ruído, receptor, destino informação, a probabilidade de erro, codificação, descodificação, taxa de informação, a capacidade do canal, etc

Em 1948, Claude Elwood Shannon publicou A Teoria Matemática da Comunicação artigo em duas partes nos números de julho e outubro do Bell System Technical Journal. Neste trabalho fundamental que ele usou ferramentas da teoria da probabilidade, desenvolvidos por Norbert Wiener , que estavam em seus estágios iniciais de ser aplicada a teoria da comunicação na época. Shannon desenvolveu a entropia da informação como uma medida da incerteza em uma mensagem enquanto essencialmente inventar o que ficou conhecido como a forma dominante de "teoria da informação."

O livro co-autoria com Warren Weaver , A Teoria Matemática da Comunicação, reprints de Shannon artigo de 1948, ea popularização de Weaver dele, que é acessível para os não especialistas. Shannon conceitos também foram popularizados, sujeito à sua própria revisão, em John Robinson Pierce 's símbolos, sinais e ruído.

 

O modelo de Shannon-Weaver termo foi amplamente adotado em ciências sociais domínios como a educação, a análise organizacional, psicologia, etc Na engenharia e matemática , a teoria de Shannon é usada mais literalmente e é referido como Shannon teoria, ou teoria da informação. 

Fórmula de Shannon é C = W \ log_ {2} (1 + \ tfrac {S} {N}), 

onde C é a capacidade do canal medido em bits / segundo, W é a largura de banda em Hz, S é o nível de sinal em watts em toda a largura de banda W, e N é a potência do ruído em watts na largura de banda W.