10/05/2016

Anna Politkovskaya (1958 - 2006)

Anna Stepanovna Politkovskaya foi uma jornalista russa, escritora e ativista dos direitos humanos conhecida pela sua oposição a segunda guerra chechena e ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Politkovskaya fez sua reputação com reportagem Chechênia. Seus artigos pós-1999 sobre as condições da Chechénia foram transformadas em vários livros, o acesso principal dos leitores russos para suas investigações e publicações foi através Novaya Gazeta, um jornal russo conhecido por sua cobertura investigativa muitas vezes crítica de assuntos políticos e sociais russos. A partir de 2000, ela recebeu inúmeros prêmios internacionais por seu trabalho. Em 2004, ela publicou um relato pessoal, a Rússia de Putin.

Em 7 de outubro de 2006, foi baleada e morta no elevador de seu bloco de apartamentos, um assassinato que atraiu atenção internacional. Em junho 2014 cinco homens foram condenados à prisão pelo assassinato, mas é ainda não está claro quem ordenou ou pago pelo assassinato contrato. Fonte: Wikipedia