02/05/2016

Brivaldo Franklin (? - 2001)

Brivaldo Franklin é o segundo da esquerda para a direita
Brivaldo Franklin foi um radialista, humorista e comentarista esportivo brasileiro. Faleceu em 26 de abril de 2001, no Recife.

Em 1948, na inauguração da Rádio Jornal do Commercio, e iniciando a transmissão de esportes, o primeiro programa esportivo a entrar no ar foi Esporte em revista, apresentado por Brivaldo Franklin e Fernando Castelão.

Com o início de transmissão da TV Jornal do Commercio, Brivaldo passou a apresentar programas de variedades, iniciando com Noite de Black Tie, dividindo com a apresentadora Nair Silva, com quem apresentou o personagem Zé do Gato, criado em 1953, porém batizado oficialmente em sua estréia na TV. O quadro humorístico era escrito inicialmente por Aguinaldo Silva e contracenado por Nair Silva, tendo o personagem resistido ao tempo, por mais de quatro décadas, a ponto de serem confundidos humorista e personagem.

Também apresentou, nas festas juninas recifenses, o Arraial da TV Jornal, encarnando o personagem Zé do Gato.

Em 2001, Brivaldo Franklin publicou o livro O mundo que eu vi, contando, em crônicas bem humoradas, histórias vistas e vividas pelo radialista durante sua vida profissional, inclusive passadas quando foi cronista desportivo, ele que era torcedor do Náutico. Fonte: Wikipedia