13/05/2016

Erich Salomon (1866 - 1944)

Erich Salomon foi um fotojornalista alemão conhecido por suas fotos nas áreas legais e diplomáticas, e pelos métodos inovadores que ele usou para adquiri-los.

Nascido em Berlim, Salomon estudou direito, engenharia e zoologia até a I Guerra Mundial. Após a guerra, ele trabalhou no departamento de promoção da Ullstein e na concepção dos seus outdoors e anúncios publicitários. Ele primeiro pegou uma câmera em 1927, quando ele tinha 41 anos, para documentar algumas disputas legais e logo depois escondeu uma câmera Ermanox utilizável com pouca luz em seu chapéu-coco. Ao cortar um buraco no chapéu para a lente, Salomon tirou uma foto de um assassino de policial em julgamento no tribunal penal de  Berlim .

A partir de 1928, Salomon trabalhou para a Ullstein Berliner Zeitung Illustrirte como fotógrafo. Com sua capacidade multilíngue e ocultação inteligente, sua reputação cresceu entre os povos da Europa. Quando o Pacto Kellogg-Briand foi assinado em 1928, Salomon tomou a vaga do polonês delegado e tirou várias fotos. 

No momento, os diplomatas estavam convencidos de que o fotojornalismo era parte do registro histórico e, portanto, a oportunidade da foto nasceu. Ele é uma das duas únicas pessoas conhecidas por ter fotografado a sessão do Supremo Tribunal dos EUA. Depois que Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha, Salomon fugiu para a Holanda com sua esposa e continuou sua carreira fotográfica em Haia. Salomon recusou um convite da Life Magazine para ir para o Estados Unidos. Ele e sua família foram presos nos Países Baixos depois que a Alemanha invadiu o país em 1940. Salomon e sua família foram mantidos no campo de trânsito de Westerbork, em seguida, há quase cinco meses no  campo de concentração de Theresienstadt, foram deportados de lá para o  Acampamento Familiar de Theresienstadt maio 1944. Ele morreu em Auschwitz no dia 7 de julho de 1944.

O prestigiado Dr. Erich Salomon Prize é um prêmio "Lifetime Achievement" para fotojornalistas dadas pela Sociedade Alemã de Fotografia. Fonte: wikipedia