16/05/2016

Jonh Milton (1608 - 1674)

John Milton foi um escritor inglês, um dos principais representantes do classicismo de seu país, e autor do célebre livro O Paraíso Perdido, um dos mais importantes poemas épicos da literatura universal. Foi político, dramaturgo e estudioso de religião.

Milton foi educado na St Paul's School, em Londres. Estava destinado originalmente a uma carreira eclesiástica, mas a sua independência de espírito levaram-no a desistir. Matriculou-se no Christ's College, Cambridge em 1625 e ali estudou durante sete anos, antes de tornar mestre em Artes cum laude (com louvor) a 3 de Julho de 1632. Em Cambridge, Milton foi tutor do teólogo americano Roger Williams em hebreu, por troca com lições em holandês.

Em 1644, proferiu discurso entitulado, Areopagitica para o Parlamento da Inglaterra. Um prosa polêmica contra a censura. Areopagitica defende do princípio do direito à liberdade de opinião e de expressão e foi escrita em oposição ao licenciamento e à censura. É considerado como uma das defesas mais eloqüentes da liberdade de imprensa já escrito, porque muitos de seus princípios expressos formar a base para justificativas modernos de que a direita.

Aparentemente, a sua experiência em Cambridge não foi a mais positiva, como se comprova nos seus escritos mais tarde sobre educação. Ao terminar os seus estudos, em discíplinas como teologia, filosofia, história, política,literatura e ciência, Milton foi considerado um dos mais bem preparados e educados poetas ingleses. Fonte: Wikipedia

Paradise Lost - audio book (inglês)