02/05/2016

Murilo Melo Filho (1928)

Murilo Melo Filho é um advogado, jornalista e escritor brasileiro.

É filho de Murilo Melo e de Hermínia de Freitas Melo. Começou a carreira jornalística ainda criança, com doze anos, no Diário de Natal, escrevendo comentários esportivos. Depois foi para A Ordem, A República, Rádio Educadora de Natal e Rádio Poti. Aos dezoito anos foi para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar no Correio da Noite. A seguir, passou por Tribuna da Imprensa, Jornal do Commercio, Estado de São Paulo, revista Manchete e TV-Rio.

Em missões jornalísticas acompanhou os presidentes brasileiros Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart, Ernesto Geisel e José Sarney, à viagens ao exterior. Cobriu a Guerra do Vietnã e foi o primeiro jornalista brasileiro a cobrir a Guerra do Camboja.



Foi eleito para membro titular da Academia Norte-Riograndense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 19, na sucessão do Acadêmico Nilo Pereira; do PEN Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Letras; e da Academia Carioca de Letras, na Cadeira nº 8, em substituição a Paschoal Villaboim Filho.

É membro do conselho administrativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e membro da União Brasileira de Escritores (UBE). Fonte: wikipedia