26/05/2016

Paulo Markun (1952)


Formado em 1971, também foi repórter, editor, comentarista, chefe de reportagem e diretor de redação em emissoras de televisão, jornais e revistas.


Paulo Markun passou praticamente por todas as emissoras de televisão paulistanas, da TV Cultura à Rede Bandeirantes. Também trabalhou na Rede Manchete, na Rede Globo e na Rede Record.

Atualmente, é editor do Jornal de Debates (recriou na internet a versão do jornal de 1946) e preside o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de Santa Catarina. Presidiu a Fundação Padre Anchieta, entidade mantenedora da TV Cultura, desde junho de 2007 até junho de 2010.

Apresentava o programa Roda Viva, da TV Cultura (segundas-feiras, dez e quarenta da noite) desde 1998, mas foi substituído pelos jornalistas Carlos Eduardo Lins da Silva e Lillian Witte Fibe (ex-Jornal Nacional) a partir de 2008.

Em junho de 2010 foi contratado pela TV Gazeta e participará da cobertura das eleições 2010.

É autor de oito documentários e doze livros.

Foi casado com a jornalista Dilea Frate, com quem teve uma filha,a atriz Ana Markun. Posteriormente, Markun se casou com a bailarina, cantora e compositora Tatiana Cobbett. O casal tem dois filhos - Pedro e João.

Em 2011 lançou o site Brado Retumbante, parte do projeto de mesmo nome retomado no ano anterior, cuja proposta é ampliar o conhecimento do grande público sobre os fatos e acontecimentos, sobretudo a Campanha das Diretas, que levaram ao fim da ditadura militar no Brasil. Com apoio do Instituto de Cultura Democrática e da Uninove, além do site o trabalho agora envolverá outras mídias, incluindo um documentário, um CD e um livro a ser publicado em 2012. Em 2016, volta a TV agora pela TV Brasil no comando do semanal Palavras Cruzadas. Fonte: Wikipedia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...