31/05/2016

Rita Lisauskas (1976)

Rita de Cássia Lisauskas é jornalista brasileira. 

Descendente de lituanos, Rita é formada em jornalismo pela PUC-SP e iniciou-se na televisão num estágio durante um mês na TV Cultura, depois cumpriu outro período de estágio na TV PUC aonde apresentou o programa Intercâmbio.

Já formada, trabalhou no Canal Rural, para depois aceitar o convite da Globo e ir trabalhar na afiliada matogrossense da emissora, a TV Centro América na cidade de Sinop.

Contratada pela RedeTV!, ela cumpriu as funções de repórter, para depois ancorar o telejornal Leitura Dinâmica substituindo o jornalista Milton Jung. Foi a primeira apresentadora do Leitura Dinâmica no atual formato. Ficou nesse telejornal por 3 anos, e em seguida foi transferida para o Jornal da TV! em conjunto com Augusto Xavier, função na qual assumiu durante a licença-maternidade de Cláudia Barthel, sendo logo efetivada no jornal.


Em 2005, com uma remodelação do jornalismo na emissora, o jornal teve seu nome alterado para RedeTV! News e ela passou a dividir a transmissão deste com o apresentador Marcelo Rezende.

Chegou a ancorar edição do RTV News aos sábados sozinha mas, atualmente, vários jornalistas se revezem no plantão do jornal no fim-de-semana.

Em 2006, apresentou uma série especial de matérias sobre transplantes de órgãos no mesmo jornalístico. A reportagem que mais chamou a atenção foi a primeira, na qual entrevistava sua própria mãe, então na fila de transplante. A série foi finalista no 8º Prêmio Imprensa Embratel na categoria "Reportagem de Televisão" de 2006, mas quem recebeu o prêmio foi o repórter Luiz Carlos Azenha.

Em 20 de dezembro de 2011, foi afastada da Rede TV! após reclamar publicamente do atraso de salário de funcionários no facebook, e após o acontecimento, em janeiro de 2012 foi demitida da emissora. Meses depois foi Contratada Pela Rede Bandeirantes. Fonte: Wikipedia