15/06/2016

Ana Maria Pereira Bahiana (1950)

Ana Maria Pereira Bahiana é uma jornalista e escritora brasileira. Especializada em jornalismo cultural. Tem mais de três décadas de atuação profissional. A jornalista carioca já trabalhou em diferentes mídias – jornal, revista, TV, rádio e internet – escrevendo principalmente sobre cinema.

Foi secretária da redação da primeira edição brasileira da revista Rolling Stone, em 1972. Trabalhou nos principais jornais brasileiros (O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil). Na imprensa internacional, atuou na França, EUA e Austrália. Na TV, foi correspondente internacional em Los Angeles (EUA) do canal Telecine, da Globosat, e da Rede Globo.

Ana Maria e Paoula Abou-Jaoude são as únicas brasileiras membros da Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, responsável pela premiação anual dos Globos de Ouro. 

Em 2006, foi responsável pela produção, roteiro e argumento do seu primeiro longa-metragem – “1972”, com direção de José Emílio Rondeau, marido da jornalista. Também ministra palestras e cursos sobre cinema. Fonte: Wikipédia