08/06/2016

Renata Vasconcellos (1972)

Renata Fernandes Vasconcellos é uma jornalista brasileira,  atualmente apresentando o Bom Dia Brasil e o Jornal Nacional aos finais de semana, ambos na Rede Globo.

Filha de Renato Vasconcellos e Fernanda Fernandes, Renata estudou no Colégio Santo Agostinho e formou-se em Comunicação Social pela PUC-RJ. Começou sua carreira como modelo. Iniciou sua carreira na televisão em 1996, na Globo News, como apresentadora do telejornal Em Cima da Hora. No canal, cobriu transmissões como a invasão do grupo guerrilheiro Tupac Amaru à embaixada do Japão, em Lima.



Na Rede Globo, sua primeira aparição foi no Jornal Hoje, em 1997, sendo apresentadora aos sábados. Durante um período de "troca de cadeiras" entre o Jornal Hoje, Jornal Nacional e o Jornal da Globo, assumiu, entre a saída de Mônica Waldvogel e a entrada de Sandra Annenberg, a ancoragem e chefia do JH. Depois de Sandra assumir o posto de âncora, permaneceu no Hoje por dois anos, e em seguida foi apresentar quadros esporádicos no Fantástico e, desde dezembro de 2002 está à frente do Bom Dia Brasil, ao lado de Renato Machado e, depois, em setembro de 2011, Renata passou a apresentar o telejornal matutino ao lado de Chico Pinheiro.