23/06/2016

Sílvio Luiz (1934)

Silvio Luiz é o nome artístico do comendador Sylvio Luiz Perez Machado de Sousa (São Paulo, 14 de julho de 1934) é ex-árbitro de futebol, diretor, ator, produtor, radialista, apresentador, repórter e locutor esportivo brasileiro que atualmente trabalha na RedeTV!.

Descendente de espanhóis, perdeu seu pai relativamente cedo, com sete anos, e passou a acompanhar a mãe, locutora de rádio e TV em todas as emissoras, onde apaixonou-se pelo ofício; foi contra-regra, sonoplasta, ator e humorista. Adolescente, passou a fazer parte do setor de esportes, sendo repórter de campo; trabalhou na TV Paulista, na Rádio Bandeirantes, TV Excelsior, na TV Record (1979-1986) por duas vezes, SBT (1996-1998), na Band (1986-1996, 1998-2008) e atualmente está na RedeTV!. Foi diretor de programação da TV Record quando a mesma possuía 5 estúdios, 2 caminhões e 2 teatros. 

Após ter sido repórter de campo, passou a ser locutor esportivo, ganhando aos poucos o posto de titular dos jogos e transmitindo várias Copas do Mundo. Sua marca pessoal é o uso de irreverência durante as narrações, cunhando bordões e frases de efeito e utilizando-se de sarcasmo, bem como o seu timbre de voz característico. Devido a fama dos bordões, em 1997 Silvio Luiz participou da música Futebol, Mulher e Rock n' Roll, da banda Dr. Sin, no qual ele narra uma partida ao longo da música com os seus inconfundiveis bordões.

Em Novembro de 2008, Silvio é demitido da Band por sua vez o que aconteceu com mais 7 funcionários da casa. Porém permaneceu no Grupo Bandeirantes, sendo utilizado no canal fechado BandSports, onde narrava jogos do Campeonato Potuguês. Comandou também vários programas no canal.

Em 2010, dias antes da Copa do Mundo, na Africa, ao saber que não seria aproveitado pelo canal pediu demissão e se desligou definitivammento do Grupo Bandeirantes. Vale lembrar que o próprio Silvio, ao lado de Barbara Gancia, foi quem inaugurou o canal, fazendo sua primeira transmissão ao vivo.

Em 17 de Setembro de 2009, Sílvio Luiz é anunciado como novo reforço da RedeTV!, onde irá cobrir a Série B, o Campeonato Italiano e a Liga Europa ao lado do ex-jogador Edmundo, este que alguns meses depois transferia-se para a Band.

Casou-se em 1969 com a cantora Márcia. Têm três filhos, o mais velho com 30 anos. Silvio foi convidado a um trabalho com a empresa Konami para narrar o jogo Pro Evolution Soccer 2011, onde terá todos seus bordões e narrações de todos os tempos!

Na edição seguinte de Pro Evolution Soccer, o Pro Evolution Soccer 2012, Silvio continuou narrando. Fonte: Wikipedia