15/06/2016

Venâncio de Oliveira Aires (1841 - 1885)

Venâncio de Oliveira Aires foi um jornalista brasileiro e precursor das idéias republicanas e abolicionistas. Com Moreira da Silva, fundou o primeiro jornal de Itapetininga, O Município (1873).

Era filho de Salvador de Oliveira Ayres e de d. Anna Vieira Ayres, ambos descendentes em linha reta dos fundadores da sua cidade natal. Formou-se advogado em 1868, pela Faculdade de Direito de São Paulo, retornando para Itapetininga, onde abriu banca de advocacia, tornando-se um dos seus mais destacados profissionais.

Foi um dos fundadores do Partido Republicano Riograndense e também primeiro redator-chefe do jornal do partido, A Federação, fez editar seu primeiro número em janeiro de 1884. 

Suas teses foram sustentadas por seus discípulos, Júlio Prates de Castilhos, Pinheiro Machado e Ramiro Barcelos. Sua doutrina foi a base do castilhismo e do pinheirismo. O Partido Republicano Riograndense foi o único da União a manter-se fiel às bases doutrinárias de inspiração venanciana, desde os primeiros Congressos, até a queda da República Velha, em 1930. Fonte: Wikipedia