02/07/2016

Almab BBDO (1956)

A Almap BBDO Publicidade e Comunicações é uma agência de publicidade brasileira.

Fundada por Alex Periscinoto e Caio de Alcântara Machado, com o nome de Alcântara Machado Publicidade - Almap, em 1956. Foi a primeira agência com capital totalmente brasileiro, e a trabalhar com duplas de criação (redator/diretor de arte), sistema trazido por Periscinoto dos Estados Unidos da América, que ainda não era utilizado no Brasil - (redator, apenas). O primeiro anúncio publicitário feito para a TV - desenho animado, foi de criação de Periscinoto para a Cera Dominó, que marcou época; era um arlequim cantando: pise sem dó, é cera dominó.

Em 1958 foi inaugurada a I Feira Nacional da Indústria Têxtil (Fenit) , seguida por diversas outras feiras industriais de negócios, tais como Salão do Automóvel e da Criança, de Utilidades Domésticas (UD), da Mecânica. Trazendo grande desenvolvimento e modernização do parque industrial brasileiro. Em 1970 começa a ser construído o Parque Anhembi, com dois pavilhões, exclusivos, para feiras e eventos.




A Almap se associou em 1988, a BBDO, a maior rede de agências do Grupo Omnicom, com trezentos e quarenta e cinco escritórios espalhados por setenta e seis países, que trocam informações, tecnologias e técnicas de pesquisa. A Almap-BBDO desenvolveu uma metodologia própria de análise de mercado, que é a base das estratégias de comunicação criadas para seus clientes. Na mídia usam softwares exclusivos. É uma das três maiores agências de publicidade do Brasil.

Em 1993 passa a ser comandada por Marcello Serpa e José Luiz Madeira, que revolucionaram a filosofia de trabalho da AlmapBBDO, para transformá-la numa agência de vanguarda, na qual a criação, atendimento e planejamento trabalham integrados para atender as necessidades dos clientes e levar suas marcas ao sucesso. Em 1997, Caio de Alcântara Machado vende sua parte societária, passando para um grupo interno de diretores.

Uma das mais tradicionais agências brasileiras, a Almap foi a a mais premiada do mundo nos anos de 2004 e 2005, segundo o Gunn Report, levantamento realizado com base nos mais importantes festivais de publicidade. É a primeira agência latino-americana a atingir o topo do ranking por dois anos seguidos. Desde que o relatório começou a ser feito, em 1999, ela se mantém como a agência brasileira de melhor colocação entre as 50 melhores do mundo.

A Almap-BBDO, que soma 72 Leões no Festival de Cannes desde 1994, vem exportando seus trabalhos há alguns anos. Seus clientes, como Audi Senna, Pepsi Cola, São Paulo Alpagartas (sandálias Havaianas e Mizuno), Volkswagen, Antarctica Pilsen, Bauducco, Bayer, Carrefour, Editora Abril e Veja, Embratel, Masterfoods Brasil (M&Ms), O Boticário, Quaker, Rádio Bandeirantes (Band), já levam a outros países campanhas criadas pela agência. Além disso, a Almap-BBDO faz parte do pool internacional de criação da Pepsi (agências da rede BBDO em todo o mundo, que criam para a marca campanhas que são veiculadas em vários países) e coordena o trabalho de comunicação da Pepsi e Gatorade na América Latina. Fonte: Wikipédia