25/07/2016

BBC (1922)

A BBC (British Broadcasting Corporation), é uma emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido fundada em 1922. Possui uma boa reputação nacional e internacional (sendo vista por alguns críticos como parcial,tendenciando o liberalismo). Por vezes é chamada afectuosamente pelos ingleses como Beeb, The Corporation ou Auntie. Durante muitos anos foi o único fornecedor de rádio e depois de televisão do Reino Unido. O seu lema é "Nation Shall Speak Peace Unto Nation". Antes era chamada de British Broadcasting Company Ltd., nome que permaneceu até 1927.

As operações da BBC são financiadas através da Licença de TV (TV Licence) que todo domicílio do Reino Unido com uma televisão que é usada para assistir programas ao vivo deve pagar. Em 2005 a licença foi de 126 libras (aproximadamente R$ 462,00 ou € 181,00). Com a renda da TV Licence, que chega perto dos 3 bilhões de libras, a BBC financia sua programação de TV, rádio e internet.

Apesar de pública, a BBC não sofre ingerência do governo. A BBC é comandada por um grupo de 12 diretores (governors) não-executivos escolhidos pela Secretaria de Cultura, Mídia e Esportes e aprovados pela Rainha, que escolhem os diretores executivos e os rumos da empresa.

Nos últimos anos, a BBC tem sido alvo de críticas quanto ao seu conteúdo, que tem se baseado em fórmulas comuns às emissoras comerciais, como "reality shows" e programas popularescos.

O departamento de jornalismo da emissora possui escritórios no mundo inteiro. No Brasil, fica em São Paulo e o correspondente é Gary Duffy.

A cada cerca de 10 anos, o mandato real da BBC (Royal Charter), com o qual ela recebe o direito de arrecadar fundos com a população e de aplicar em conteúdo de rádio, TV e internet é renovado pelo Parlamento. Fonte: Wikipedia