08/07/2016

Danton Jobim (1906 - 1978)

Danton Jobim foi um advogado, jornalista, escritor, político, senador e professor brasileiro.

Era filho de Francisco Antenor Jobim (era juiz de direito da comarca de Avaré) e Joaquina Pinheiro Jobim. Fixou-se no Rio de Janeiro na década de 1920 onde estreia como repórter no jornal "A Noite". Secretariou periódicos como: "A Crítica", "A Manhã", "A Esquerda" e "A Batalha".

Foi diretor-geral do Departamento de Propaganda e Turismo, senador pelo Rio de Janeiro (mandato de 1971 a 1978), serventuário da Justiça e professor.

Foi diretor-presidente do jornal Diário Carioca, e trouxe, na época, uma inovação para a imprensa brasileira, que foi o Lead. Considerado o primeiro "scholar" (especialista) no campo da comunicação no Brasil.

Criou no Brasil a primeira escola de jornalismo no Rio de Janeiro. Formou toda uma geração de jornalistas e comunicadores. Professor da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (hoje UFRJ). Foi professor visitante na Universidade do Texas e deu aulas de Didática do Jornalismo em Quito. Promove seminários no Instituto de Altos Estudos sobre a América Latina e no Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Paris (Sorbonne).

Como jornalista trabalhou, como diretor, também no jornal Última Hora (Rio de Janeiro). Saiu do jornal e elege-se senador pelo MDB, neste período preside a Associação Brasileira de Imprensa (ABI). No Congresso, muitos são os pronunciamentos sobre ética jornalística, liberdade de imprensa e direitos humanos.

Em setembro de 1977 recebe da Câmara de Avaré o título de "Cidadão Emérito" e uma rua do município recebe o seu nome. Fonte: Wikipedia