17/07/2016

El País (1976)

El País é um jornal espanhol fundado em 4 de maio de 1976 (no período posterior à morte de Francisco Franco e inicial da abertura política), totalmente escrito em castelhano, propriedade do Grupo Prisa. Com uma média de 457.675 exemplares diários, é o jornal não-desportivo de maior tiragem da Espanha. Sua sede fica em Madrid, e conta com escritórios nas principais cidades espanholas e tem diferentes edições para cada região do país.

Se caracteriza por ser um jornal de tendência europeísta e social-democrata, e pelo grande destaque a informações de âmbito internacional, de cultura e de economia, e sobre a Espanha.

O El País foi fundado por José Ortega Spottorno e surgiu pela primeira vez em 4 de maio de 1976, seis meses depois da morte de Franco, e no início da transição espanhola. Foi a primeira clara vocação do jornal democrata em um contexto em que o resto do jornal espanhol veio de uma longa história de Franco. O diário foi concebido por Reinhard Gade. O El País chegou a preencher a lacuna e se tornou o jornal da Espanha da democracia, numa altura em que a transição de Franco para a democracia ainda estava em pleno andamento. Seu primeiro presidente (até 1988) foi Juan Luis Cebrian, que veio a informação do diário, como muitos jornalistas espanhóis na época trabalhava no jornal Pueblo, órgão dos sindicatos oficiais sob Franco.

Foi durante o golpe de 23-F de tenente-coronel da Guardia Civil Antonio Tejero. No meio de incertezas na noite de 23 de fevereiro de 1981, com o governo e todos os membros raptados no Congresso, com os tanques do Exército nas ruas de Valência, e antes da TV espanhola poderia entregar a mensagem corporativa do Rei João Charles I condenar o golpe, o país foram às ruas uma edição especial do jornal, intitulado "O país, com a Constituição." Foi o primeiro jornal que saiu a posição das pessoas que noite clara, e chamando a demonstrar em favor da democracia. Foi muito discutido na imprensa que o então editor do jornal El País, Juan Luis Cebrian, telefonou para o então diretor do Diario 16, Peter J. Ramirez, propondo que ambos os papéis desenvolver uma publicação conjunta em defesa da democracia, e Ramirez recusou, dizendo que ele preferiu esperar várias horas para ver como os acontecimentos se desenrolaram. Diario 16 não para a rua à mensagem televisiva do rei.

O compromisso do país com a democracia antes do 23-F, a vitória por maioria absoluta do PSOE nas eleições de 1982 e seu apoio aberto para o governo de Felipe González, [citação necessários] facilitar o país se consolidou durante a década 1980, como líder da imprensa espanhola, ABC oposto inclinando-se mais conservadores.

O prestígio do país contribuíram para o seu tratamento rigoroso dos padrões jornalísticos eo fato de que ele foi o primeiro jornal em Espanha para estabelecer normas de controlo interno de qualidade. Este foi o primeiro jornal espanhol na criação da figura do "editor público" (equivalente ao Provedor de imprensa anglo-saxónica) e elaborar e publicar um livro de referência de estilo que se tornou, e permanece, no mundo do jornalismo. O país também estabeleceu parcerias com vários outros jornais europeus democrata social online. Assim, em 1989, o país participou da criação de uma rede para a partilha de recursos de informação com La Repubblica (Itália) e Le Monde (França). Desde outubro de 2001 incluiu uma despesa de El País em Inglês sobre a versão em espanhol do International Herald Tribune.


Em 1990 adiantado, o El País enfrentou uma situação nova, tanto a nível político e jornalístico. Aumento da tensão política causada pelos escândalos de corrupção do governo socialista de Felipe bipolarização González tanto política espanhola e os meios de imprensa de esquerda e direita. Posteriormente, ambos do ambiente do Partido Popular e da mídia relacionados que ideologicamente, acusou o país e os restantes meios de comunicação de propriedade do grupo Prisa juntamente com a Sogecable para apoiar os interesses do PSOE. Apesar disso, o país conseguiu manter a sua liderança como um best-seller diário generalista em Espanha, embora em menor distância do El Mundo.

Na década de 1990 , o El País foi o segundo jornal da Espanha para oferecer uma edição eletrônica sobre a Internet, El Pais Digital (após o jornal catalão Avui). Foi também o primeiro jornal espanhol que, em 18 de novembro de 2002, instituiu o sistema de pagamento para acessar o conteúdo de informação da edição digital, o que resultou em uma redução drástica de suas visitas, enquanto que a edição digital El Mundo, que manteve um acesso aberto, mas não completa-se ao conteúdo do documento, foi feito com a liderança da imprensa espanhola digital. Antes de tomar esta decisão, o El Pais Digital foi suspensa em 2002 para monitorar o Office Justificação da Difusão (OJD) por quatro meses por ter cometido dois delitos. Em 3 de junho de 2005 o El País reabriu a maioria de seu conteúdo gratuitamente, basicamente deixando assinantes o acesso a conteúdos multimédia e periódicos.

Nos governos de José Luis Rodríguez Zapatero, o jornal El Pais, tradicionalmente visto como um apoiante do PSOE, tem sido cada vez mais publicando artigos críticos ou contrário às políticas do governo Zapatero.Isto criou um novo espaço na imprensa centro de Espanha-esquerda, como foi o aparecimento do jornal Público.

Em 21 de outubro de 2007 o EL País empreendeu uma renovação de seu formato e conteúdo, que abrange uma série de reformas que afetam tanto a sua edição impressa e sua projeção digital da Internet, que substitui o jornal independente slogan histórico " Amanhã 'por' O jornal global em espanhol. Outros progressos notáveis neste renovação são a inclusão do til de seu título de cabeça e substituir a fonte Times New Roman por Majerit.