02/07/2016

F/Nazca (1994)


F/Nazca Saatchi & Saatchi é uma agência de publicidade brasileira, fundada em abril de 1994, presidida pelo publicitário e empresário Fábio Fernandes. 

A F/Nazca nasceu em 1994 e faz parte da rede internacional de agências Saatchi & Saatchi, pertencente ao Publicis Group, que possui cerca de sete mil funcionários trabalhando em 143 escritórios espalhados por 83 países. Além da sede localizada na Avenida República do Líbano, em São Paulo, a agência possui, desde 2002, uma unidade na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro. 

Em 2000 a agência recebeu seu primeiro título internacional, o de Agência do Ano para as Américas, concedido pela publicação norte-americana Advertising Age. No ano anterior, em 1999, recebeu o principal prêmio da propaganda brasileira, o Prêmio Caboré de Agência do Ano. 

Já em 2001 conquistou seu maior título, o de Agência do Ano no Festival de Cannes, considerado o Óscar da propaganda, por ter sido a mais premiada do mundo naquele evento, com oito Leões (três bronzes em filmes, dois ouros em mídia impressa e um ouro e dois bronzes em internet). Por cinco anos consecutivos, de 2003 a 2007, a F/Nazca recebeu o título de Agência do Ano no Festival Brasileiro de Publicidade promovido pela Associação Brasileira de Propaganda. Na edição 2010 do Festival de Cannes, a agência conquistou prêmios inéditos para o Brasil, todos com a campanha Xixi no Banho, criada para a Fundação SOS Mata Atlântica. O case ganhou Leão de Prata na categoria PR Lions (Public Relations), o primeiro da categoria conquistado por uma agência brasileira. O filme Convocação, único finalista brasileiro entre os 96 incluídos no shortlist, ficou com o Leão de Ouro, disputado em animação, na categoria film craft, estreante no festival. Já o terceiro Leão de Prata fez história na edição deste ano, pois foi a primeira premiação do país na categoria Titanium & Integrated Lions, criada em 2002. Fonte: Wikipedia