25/07/2016

Heron Rodrigues (1924 -1974)

Lendário locutor de rádio, testemunha ocular da nossa história. Locutor do Repórter ESSO durante 18 anos. É considerado o maior locutor de notícias no rádio brasileiro em todos os tempos. Caracterizava-se por interpretar as notícias, transmitindo emoção e dramaticidade. Apresentou o Repórter Esso na rádio Nacional do Rio de Janeiro e Tupi de São Paulo. 

Sua primeira notícia foi transmitida pela Rádio Gaúcha de Porto Alegre, em 1941, e anunciava a entrada dos Estados Unidos na II Guerra Mundial, devido ao ataque japonês de Pear Harbor. No Rio Grande do Sul, chegou a trabalhar nas Rádios Gaúcha, Farroupilha e Difusora de Porto Alegre.

A carreira de Heron ganha importância, de fato, a partir de 1944 como locutor do Repórter Esso, que era transmitido pelas rádios Nacional do Rio de Janeiro e Tupi de São Paulo. O Repórter Esso já estava no ar desde 28 de agosto de 1941.

Ele foi também um dos primeiros apresentadores de TV do Brasil, tendo ingressado na TV Tupi em 1961. Em 1972 transferiu-se para a TV Globo e se tornou âncora do Jornal Internacional da emissora.

Heron Domingues, aos 50 anos, veio a falecer, vítima de um ataque cardíaco na noite de 9 de agosto de 1974 em que dava destaque ao dramático discurso de renúncia do Presidente Nixon através do Jornal Nacional na TV Globo. Fonte: Wikipédia