25/07/2016

Ivy Lee (1877 - 1934)

Ivy Lee começou a sua carreira no jornalismo depois da graduação na Princeton University, em 1898. Trabalhou cinco anos para o jornal WORLD na Wall Street até decidir-se a tomar um novo desafio para ajudar Seth Low na sua candidatura para a Prefeitura de Nova Iorque. Tornou-se assim membro do Democratic National Comittee.

Em 1904, começou a trabalhar na agência de publicidade de George Parker e a transformou em terceira maior agência do país. Durante de uma greve dos mineiros a agência George Baer & Associates pediu a ajuda de Ivy Lee para resolver o conflito. A solução para esta greve levou Ivy Lee a criar a sua frase inesquecível: The publics have to be informed. E para ganhar a confiança das mídias elaborou e distribuiu a sua famosa Declarations of Principles aos editores dos jornais em 1906:

"Este não é um serviço de imprensa secreto. Todo nosso trabalho é feito as claras. Pretendemos fazer a divulgação de notícias. Isto não é agenciamento de anúncios. Se acharem que o nosso assunto ficaria melhor na seção comercial, não usem. Nosso assunto é exato. Maiores detalhes, sobre qualquer questão, serão dados prontamente. E qualquer diretor de jornal interessado ser auxiliado, com o major prazer, na verificação direta de qualquer declaração de fato. Em resumo, nosso piano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, com absoluta franqueza, imprensa e ao público dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o publico."

Em 1914, Ivy Lee tornou-se Assessor de Relações Públicas do ilustre John D. Rockefeller e ganhou depois uma imagem excepcional durante seu trabalho para a Pennsylvania Railroad Company, quando procurou informar o público sempre a VERDADE, mesmo que isto fosse desvantajoso para esta empresa. Passou a ser considerado o fundador das relações públicas e assessoria de imprensa moderna.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...