02/07/2016

Nizan Guanaes (1958)

Nizan Guanaes é um empresário e publicitário brasileiro.

É chairman do Grupo ABC de Comunicação – holding que reúne empresas nas áreas de publicidade, serviços especializados de marketing, conteúdo e entretenimento, e que, em apenas oito anos, já é o 20º maior grupo de comunicação de marketing do mundo (Agency Report 2010 – Advertising Age). O Grupo ABC também acaba de ser apontado como uma Global Growth Company, pelo Fórum Econômico Mundial de Davos.

Nizan Guanaes nasceu em 1958, em Salvador, estudou no Colégio Marista e formou-se em administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia. Começou sua carreira como redator publicitário ainda em sua terra natal. De lá, foi para o Rio trabalhar na Artplan. Em 1985, mudou-se para São Paulo, tendo a DPZ como sua nova casa. Seguiu para a W/GGK (hoje W/McCann).

Em 1989, comprou a marca DM9, nome que até então batizava a agência nascida em Salvador, com o objetivo de transformá-la, a partir de São Paulo, em uma empresa de atuação nacional. A agência protagonizou rápido crescimento, chamando a atenção do mercado internacional e, em 1997, associou-se à DDB, tornando-se DM9DDB.

Em 2000, concluiu a venda da DM9 à rede internacional DDB Worldwide e deixou o mercado publicitário para fundar o segundo portal de internet gratuito do País, o iG, até hoje um dos maiores do País.

Em 2002, quando terminou a quarentena determinada pelo contrato de venda da DM9 à DDB, decidiu retornar a seu mercado de origem, mas, desta vez, para fundar a agência Africa e um grupo de comunicação, a exemplo de grandes multinacionais como Omnicom e WPP. Para fundar o grupo, voltou a reunir os mesmos sócios de sua primeira empreitada, João Augusto Valente e o Banco Icatu. Em 2007, outros dois sócios entrariam para o Grupo ABC: o Gávea Investimentos e Sérgio Valente (hoje presidente da DM9DDB).

Fundador do Grupo ABC

O Grupo ABC nasceu em março de 2002, com a DM9DDB - ao saber da intenção de Nizan Guanaes e Guga Valente de retornarem ao mercado publicitário, a DDB propôs à dupla o retorno à sociedade, desta vez como grupo, pois, pouco depois já inauguraria a Africa (dezembro 2002) e MPM (julho de 2003).

Em 2005, a Loducca se juntou ao grupo e hoje forma a LoduccaMPM. Em 2007, o ABC expandiu suas atividades para a área de below-the-line e empresas de diversos serviços especializados se juntaram ao grupo, como B/Ferraz, Sunset e NewStyle, entre outras. Em abril de 2008, o Grupo ABC anunciou sua primeira empresa no exterior, a agência Pereira & O’Dell, nos Estados Unidos. A segunda, a Dojo, também nos EUA, veio em 2009, ano em que a holding também iniciou suas operações na área de entretenimento e conteúdo.

Empreendedor do Ano

Empreendedor do Ano no Prêmio Ernst & Young Brasil em 2008 e Empreendedor do Ano na Comunicação pela Revista IstoÉ em 2009, Nizan dedica boa parte do seu tempo a causas sociais, especialmente no campo da educação. É presidente da Associação Empreendedores Amigos da UNESCO e foi um dos líderes globais convidado pelo ex-presidente Bill Clinton para participar do CGI – Clinton Global Initiative. Fonte: Wikipedia