02/07/2016

Pedro Bial (1958)

Pedro Bial é um jornalista, escritor, cineasta, poeta e apresentador brasileiro. Atua principalmente em televisão, sendo conhecido por apresentar os programas Fantástico e Big Brother Brasil.

Pedro Bial é formado em jornalismo pela PUC-RJ. Entrou na Rede Globo em 1981, através de um curso de formação em telejornalismo. Começou no Jornal Hoje, seguindo depois para o Globo Repórter, até 1988. Apresentou o Rock in Rio II nos shows exibidos na TV.

Antes de começar sua carreira no Fantástico, Bial foi correspondente internacional da Rede Globo, no início da década de 1990, em Londres. Cobriu eventos importantes como a Guerra do Golfo, o Colapso da União Soviética e a queda do Muro de Berlim. Um fato curioso é que, quando Bial foi entrevistar um grupo de beduínos no deserto da Jordânia, foi convidado para jantar, e teve de comer um olho de carneiro, seguindo as tradições daquele povo. No ano de 1996, Bial entra no comando do programa Fantástico, em que se lançou na carreira de apresentador e saiu no ano de 2007. Desde 2002, Pedro Bial está no comando do reality show Big Brother Brasil. Apresentou o programa Espaço Aberto, no canal pago Globo News, até 2003.

Na década de 1980, formou um grupo de recitais e, atualmente, ainda participa de outro grupo, devido à sua forte ligação com a poesia. Bial também já teve passagem pelo cinema, com o filme Outras Estórias, e também já dirigiu o documentário Os Nomes de Rosa.

Em 2004, publicou o livro Roberto Marinho uma biografia póstuma autorizada do fundador da Rede Globo. É atualmente um dos curadores e colunistas do Instituto Millenium. Traduziu e interpretou "Filtro Solar", de Mary Schmich, em 2003, que foi um grande sucesso. Fonte: Wikipedia