02/07/2016

Pinterest (2009)

Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Assemelha-se a um quadro de avisos, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc. Cada usuário pode compartilhar suas imagens, recompartilhar as de outros utilizadores e colocá-las em suas coleções, além de poder comentar e realizar outras acções disponibilizadas pelo site. Para que os usuários possam interagir de uma forma mais ampla com outras comunidades, o site é afiliado com o Twitter e Facebook. Com fácil layout e rápido crescimento, tornou-se um novo meio de compartilhamento de imagens na internet. Foi eleito um dos melhores websites de 2011 pela revista Time.

Seu desenvolvimento começou em dezembro de 2009, e foi lançado em beta fechado, em março de 2010. Atualmente está operando em beta aberto, sendo necessária a solicitação de um convite requisitada por endereço de email. Ben Silbermann, criador do site, conta que inscreveu pessoalmente os 5.000 primeiros usuários, oferecendo-lhes seu número de telefone pessoal e até mesmo marcando encontros com outros. Nove meses depoís, o site já contava com 10.000 usuários. Silbermann e os desenvolvedores operaram o site em um pequeno apartamento até o verão de 2011.

Em 16 de agosto de 2011, a revista Time, classificou o Pinterest como um dos "50 Melhores sites de 2011".

O aplicativo para Iphone do Pinterest, foi atualizado em fevereirto de 2012. O aplicativo para Ipad ainda está em desenvolvimento. A rede social também conta com um site para celulares.

Em dezembro de 2011, o site se tornou um dos "10 maiores serviços de rede social", segundo dados da Hitwise, com 11 milhões de visitas totais por semana. No ano seguinte, ele foi o responsável por dirigir mais visitas a varejistas, do que o Youtube, Google+ e LinkedIn, no mesmo mês foi eleita a melhor startup de 2011 pelo TechCrunch. Em janeiro de 2012, a comScore informou que o site obteve um total de 11,7 milhões de usuários únicos, tornando-se o mais rápido site da história a quebrar a marca de mais de 10 milhões de visitas únicas[9]. A maioria dos usuários do site são do sexo feminino, sendo 97% dos likes do Facebook realizados por mulheres.

O Pinterest é usado para carregar, guardar, classificar e gerenciar imagens, conhecidas como "pins", e outros conteúdos multimédias como vídeos, por exemplo, colocando-os em coleções conhecidas como "pinboards". Fonte: Wikipedia