27/07/2016

Pompeu de Sousa (1914 - 1991)

Roberto Pompeu de Sousa Brasil ficou conhecido por ter mudado a forma de se fazer jornalismo. No Diário Carioca, a Pirâmide invertida e a elaboração de um Manual de redação, contribuíram para a modernização do jornalismo brasileiro. Lecionou na Faculdade Nacional de Filosofia no primeiro curso de jornalismo, juntamente com Danton Jobim, com quem trabalhava no Diário Carioca.

Foi secretário de imprensa do primeiro-ministro Tancredo Neves. Convidado por Darcy Ribeiro, ajudou na criação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, da qual seria professor. Com a instauração do Ditadura militar no Brasil em 1964, foi demitido da universidade. Foi diretor da Editora Abril na década de 70.

Assumiu em 1985 a Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Distrito Federal. No ano seguinte, na primeira eleição direta realizada em Brasília, elege-se Senador pelo PMDB com 92.694 votos. Como terceiro colocado das três vagas disponibilizadas, seu mandato seria de quatro anos. Fonte: Wikipedia