02/07/2016

Roberto Luiz Justus (1955)


Roberto Luiz Justus é um publicitário, empresário e apresentador de televisão brasileiro, formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie.

É filho de imigrantes húngaros. Em 30 anos de trajetória profissional, Roberto Justus sempre comandou grandes times criativos e ajudou a revelar talentos que fazem a história da propaganda nacional – uma das mais reconhecidas em todo o mundo.

O empresário deixou os negócios da família para trilhar o próprio caminho em 1981, quando iniciou a carreira no mercado publicitário como sócio de uma agência de propaganda.

Fundador do Grupo Newcomm

Depois de 17 anos sob o comando da Fischer & Justus em 1998 o empresário fundou sua nova agência a Newcomm Comunicação Integrada. Em pouco tempo, a operação atraiu a atenção e os investimentos da multinacional Bates Worldwide, controlada pelo grupo inglês Cordiant, dando origem ao grupo NewcommBates. Em 2004, com a aquisição da Cordiant pela WPP, Justus tornou-se sócio do maior conglomerado de comunicação do mundo, e a holding passou a se chamar Grupo Newcomm. Sob o seu comando estão as operações da Y&R (agência líder do ranking de agências no Brasil, nos últimos oito anos, de acordo com o Instituto Ibope Monitor), Wunderman (agência de marketing de relacionamento e interatividade) e Energy (agência de publicidade) - especializada em comunicação integrada - e da Ação Premedia e Tecnologia (empresa especializada em serviços de manipulação de imagens, pré-impressão e logística digital).

Televisão

A bem-sucedida trajetória como empreendedor resultou em um novo desafio: estrear na televisão como apresentador. Em 2004, Justus passou a comandar o programa O Aprendiz, na Rede Record, o qual já era um grande sucesso nos Estados Unidos. Em junho de 2009, depois de seis edições à frente do programa, aceitou o convite para se transferir para o SBT. Em 11 de julho de 2011, o SBT confirma a saída do apresentador. Segundo o comunicado oficial, a decisão foi tomada em comum acordo com Roberto Justus. Apesar de o contrato dele ainda não ter terminado, o encerramento do mesmo foi antecipado. No SBT, ele apresentou os programas Um Contra Cem e, por último, o Topa ou Não Topa. Também gravou um especial de fim de ano em 2010. Também em 11 de julho de 2011, a Rede Record anunciou a volta de Justus, que começará, no dia 1º de Agosto, o projeto de um novo programa semanal na Record. Portanto, não voltará para o comando de O Aprendiz, que passou a ser apresentado por João Dória Júnior. Foi ao ar pela Rede Record no dia 19 de dezembro de 2011, logo após o legendários o programa "Roberto Justus +" que teve como tema principal de pauta a criatividade.

Prêmios

Roberto Justus conquistou importantes premiações ao longo de sua carreira: Publicitário do Ano no Prêmio Colunistas, promovido pela ABRACOMP – Associação dos Colunistas de Marketing e Propaganda (1997); Dirigente do Ano no Prêmio Contribuição Profissional, promovido pela APP – Associação dos Profissionais de Propaganda (2003); Prêmio Caboré, um dos principais da publicidade brasileira, concedido pela editora Meio & Mensagem, na categoria Dirigente da Indústria da Comunicação (2006); e Empreendedor do Ano nas Comunicações pela revista IstoÉ Dinheiro (2007). Fonte: Wikipedia