08/07/2016

Trumam Capote (1924 - 1984)

Pioneiro do jornalismo literário ou New Journalism.

O seu primeiro romance apresenta um mundo adolescente situado entre a realidade e a fantasia, e que literariamente pode incluir-se na tradição gótica do Sul dos Estados Unidos. Em 1958 obtém outro êxito com Breakfast at Tiffany's.

O seu grande sucesso é A Sangue Frio (1966), obra com que inicia um gênero por ele denominado non-fiction novel. Nela reconstrói minuciosamente um fato real (um crime feroz), a personalidade das vítimas e dos jovens assassinos. O livro é um penetrante estudo dos Estados Unidos do momento, com os seus contrastes, a tentação do delito, etc. A história deste livro é relatada no filme Capote, indicado a 5 Oscar. Capote nunca foi premiado pela obra, no entanto, a premiação foi do público em geral, pois sua obra lhe rendeu por volta de dois milhões de dólares e o tornou rico. Mas a história desse assassinato brutal foi sua última obra relevante.

Posteriormente publica Música para Camaleões. Escreve também guiões para filmes, como Beat the Devil e um musical para a Broadway, House of Flowers. Fonte: Wikipedia