08/07/2016

TVE (1975)

A TVE Brasil (Televisão Educativa) foi uma rede de televisão brasileira, mantida pela ACERP, que atua na área de radiodifusão. A rede entrou no ar em 1975 e foi extinta no dia 2 de dezembro de 2007, para dar no lugar à TV Brasil, canal de televisão público do governo federal brasileiro, no mesmo dia quando se iniciaram as transmissões de sinal de TV Digital em território brasileiro.

A concessão do Canal 2 no Rio de Janeiro, ocupada pela TV Excelsior Rio de Janeiro foi cassada pelo Governo Federal em virtude das dívidas e a tentativa da emissora de se opor ao Regime Militar brasileiro instalado em 1964.

Anos depois, Governo abre a própria concorrência da emissora do mesmo canal para criar uma rede de TV educativa, já existente em poucos Estados brasileiro, sediada na cidade do Rio de Janeiro.

TVE Brasil (1975-1997)

A TVE Brasil foi o nome escolhido para inaugurar em 1975. No ano previsto, a emissora entra no ar.

TVE Brasil (1998-2002)

A TVE Brasil coordenou junto com a TV Cultura a extinta Rede Pública de Televisão.

TVE Brasil (2003-2007)

A TVE Brasil praticamente em todas capitais, operou diretamente dois canais de TV convencionais (TVE Brasil, Canal 2 Rio de Janeiro e TVE do Maranhão Canal 2 São Luís), um canal de TV via satélite (TVE Brasil), três canais de rádio convencionais (Rádio MEC AM 800 e Rádio MEC FM 98.9, no Rio de Janeiro; Rádio MEC AM 800 de Brasília) e um por satélite (MEC-SAT 3.750) com programação nacional.

Fundação Roquete Pinto, ACERP e EBC

Até início da década de 1990 estavam sob a tutela desse ministério a TVE do Rio de Janeiro e do Maranhão e dos canais de rádio (Rádio MEC) no Rio de Janeiro e um em Brasília. Até este ano, cada veículo era administrado isoladamente, não havia um órgão central e cada emissora operava sua programação separadamente. Foi criada em 1991 a Fundação Roquette Pintoreunindo todos os veículos de comunicação do Ministério da Educação e da Cultura,

Sem uma política de comunicação bem definida, as sucessivas mudanças de presidência na fundação, e total falta de responsabilidade fiscal por parte dos diretores, a Fundação Roquete Pinto quebra financeiramente, com dívidas superiores a R$ 34 milhões, o governo federal muda radicalmente a forma de administrar os canais extinguindo em 1998 a Fundação Roquete Pinto e criando a ACERP(Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto), como a Organização Social, assumindo seus funcionários, bens e concessões.

Em 25 de outubro de 2007 a ACERP foi extinta e seus servidores, bens e concessões repassados a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A empresa nasceu da fusão dos patrimônios da Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobrás) e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp). A EBC é vinculado à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A EBC decide substituir a TVE Brasil pela TV Brasil. Fonte: Wikipedia