08/07/2016

Última Hora (1951 - 1971)

O Última Hora foi um jornal carioca fundado pelo jornalista Samuel Wainer em 12 de junho de 1951. Chegou ter uma edição em São Paulo, além de uma edição nacional que era complementada localmente em Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Niterói, Curitiba, Campinas, Santos, Bauru e no ABC paulista.

O periódico, nas palavras de Wainer um "jornal de oposição à classe dirigente e a favor de um governo", o de Vargas, foi um marco no jornalismo brasileiro, inovando em termos técnicos e gráficos.

Foi vendido em 1971 para a Empresa Folha da Manhã S/A que também era dona do jornal Folha de São Paulo, cujos proprietários eram Carlos Caldeira Filho e Octávio Frias de Oliveira, conforme documentos registrados na Junta Comercial do Estado de São Paulo, no Cartório de Registros de Títulos e Documentos.

O Arquivo Público do Estado de São Paulo, em homenagem aos 200 anos de imprensa no Brasil, colocou na internet o acervo do Última Hora. São 36 mil páginas digitalizadas, correspondentes a 60 meses do jornal. Fonte: Wikipedia