17/07/2016

Voz do Brasil (1935)

A Voz do Brasil é um noticiário radiofônico público, que vai ao ar diariamente em praticamente todas as emissoras de rádio aberto do Brasil, às 19:00h, horário de Brasília. A Voz do Brasil faz parte da história de radiodifusão brasileira, além de ser o programa mais antigo do rádio.

O programa é de veiculação obrigatória em todas as rádios do país, por determinação do Código Brasileiro de Telecomunicações. Algumas rádios, todavia, amparadas por liminares, estão desobrigadas de sua transmissão. É o caso da maioria das rádios da cidade de São Paulo e algumas rádios de Curitiba, em que sua transmissão ocorre às 23hs ou outros horários. Todas as rádios do Rio Grande do Sul tinham liminar para colocarem a atração na hora que desejarem. Muitas preferiam das 04h00min até às 05h00min. Essa liminar foi encerrada no dia 14 de maio, e agora é somente algumas emissoras de São Paulo mantém horários alternativos. Com isso, algumas emissoras gaúchas transmitem seus programas das 19 horas apenas pela internet, caso das emissoras do Grupo RBS e da Rádio Pop Rock. Por alguns dias, a Guaíba FM foi amparada por liminar separada para readequar a programação. No dia 2 de junho, a Voz do Brasil voltou às 19 horas também na Guaíba.

O programa foi criado por Armando Campos, amigo de infância de Getúlio, com a intenção de ajudar o seu amigo, colocando suas idéias para a população escutar, e assim serem a favor de seu governo. Passou ser transmitido em 22 de julho de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas com o nome de "Programa Nacional", sendo apresentado pelo locutor Luiz Jatobá. De 1934 a 1962, foi levado ao ar com o nome de Hora do Brasil. Em 1938, já com o nome de Hora do Brasil programa passou a ter veiculação obrigatória, somente com a divulgação dos atos do Poder Executivo, sempre das 7 às 8 horas da noite, horário de Brasília. Em 1962, a partir da entrada em vigor do Código Brasileiro de Telecomunicações, o Poder Legislativo passou a ocupar a segunda meia hora do noticiário. Em 1971, por determinação do presidente Médici, o nome "Hora do Brasil" muda para "A Voz do Brasil".

Atualmente, os primeiros 25 minutos da Voz do Brasil são produzidos pela Radiobrás, e gerados ao vivo, via Embratel, para todo o Brasil. Em 1995, a Voz do Brasil entrou para o Guiness Book como o programa de rádio mais antigo do Brasil. O noticiário também é o mais antigo programa de rádio do Hemisfério Sul.

A Voz do Brasil por muitos anos iniciou-se com a frase "Em Brasília, dezenove horas", hoje substituída para "Sete da noite em Brasília" e com um programa com linguagem mais informal. O tema inicial do programa é O Guarani, de Carlos Gomes, recebeu novas versões, em samba, choro, capoeira, entre outros.

O programa é dividido nos blocos:
  • Poder Executivo: 19:00 às 19:25 (ao vivo)
  • Poder Judiciário: 19:25 às 19:30
  • Poder Legislativo - Senado: 19:30 às 19:40
  • Poder Legislativo - Câmara Federal: 19:40 às 20 horas
  • Minuto do TCU: às quartas-feiras, após o Poder Executivo ou às Notícias da Câmara.
Fonte: Wikipedia