19/09/2016

Teoria da Argumentação

teoria da argumentação é o estudo interdisciplinar de como tirar conclusões através do raciocínio lógico; ou seja, afirmar algo, seguramente ou não, baseado em premissasEssa teoria inclui o debate e a negociaçãoque possuem interesse em alcançar conclusões mutuamente aceitáveis. 

Abrange ainda o diálogo erístico, o ramo do debate social em que a vitória é o objetivo principal. É utilizada com frequência por pessoas que querem protegem suas crenças ou seus interesses em um dialogo racional, em linguagem comum. 
argumentação é bastante utilizada na advocacia em tribunais, para provar ou refutar a validade de certos tipos de evidências. Além disso, a teoria da argumentação estuda ainda razões post hoc (após o ato concluído) nas quais pode-se justificar decisões que originalmente poderiam ter sido realizadas de forma irracional. 
Existem diversas formas de raciocínio: 
  • Raciocínio Analítico - a capacidade de raciocinar rapidamente através da percepção.  
  • Raciocínio Lógico - aquele que se desvincula das relações entre os objetos e procede da própria elaboração do indivíduo. Surge através da coordenação das relações previamente criadas entre os objetos 
Ou ainda: 
  • Raciocínio Verbal - consiste na capacidade de apreensão e estruturação de elementos verbais, culminando na formação de significados e uma ordem e relação entre eles. 
  • Raciocínio Espacial - remete para a aptidão para criar e manipular representações mentais visuais. Está relacionada com a capacidade de visualização e de raciocinar em três dimensões. 
  • Raciocínio Abstrato - responsável pelo pensamento abstrato e a capacidade para determinar ligações abstratas entre conceitos através de ideias inovadoras.