
A educação e formação profissional de Certeau foi bastante eclética. Depois de obter graduação em estudos clássicos e filosofia nas universidades de Grenoble, Lyon e Paris, passou a receber educação religiosa em um seminário em Lyon, onde ele entrou na ordem dos Jesuítas em 1950 e foi ordenado em 1956. Certeau inicialmente entrara na ordem dos Jesuítas, esperando atuar como missionário na China.
No mesmo ano em que foi ordenado, tornou-se um dos fundadores da revista Christus, com a qual ele estaria ativamente envolvido durante boa parte de sua vida. Em 1960 recebeu o doutoramento em Teologia pela Sorbonne , com uma tese a respeito dos escritos místicos de Jean-Joseph Surin. Posteriormente, Certeau tornar-se-ia conhecido ao publicar um artigo relacionado com os eventos da revolta estudantil de Maio de 1968 na França.
Lecionou em diversas universidades do mundo, como Genebra, San Diego e Paris. Durante as décadas de 1970 e 1980, publicou uma série de trabalhos que deixaram nítido o seu interesse pelo misticismo, pela fenomenologia e pela psicanálise. Fonte: Wikipedia