19/10/2016

Orson Welles (1915-1985)

George Orson Welles foi um cineasta norte-americano. Também foi roteirista, produtor e ator. Iniciou a sua carreira no teatro, em Nova Iorque, em 1934.

É considerado um dos artistas mais versáteis do século XX no campo do teatro, do rádio e do cinema, em que teve excelentes resultados. Ele alcançou o sucesso aos vinte anos graças à obra radiofônica, A Guerra dos Mundos, que causou comoção nos Estados Unidos quando muitos ouvintes pensaram que se tratava de uma retransmissão verdadeira de uma invasão alienígena. Esta sensacional estréia lhe valeu um contrato de três filmes com o estúdio RKO, que lhe deu a liberdade absoluta em suas realizações. Apesar destes benefícios, apenas um dos projetos planeados conseguiu ver a luz do dia: Citizen Kane (1941), o seu filme mais bem sucedido. 


Welles acompanhou Cidadão Kane com filmes aclamados pela crítica, incluindo The Magnificent Ambersons em 1942 e Touch of Evil em 1958. Embora estes três são seus filmes mais aclamados, os críticos têm argumentado que outras obras suas, como The Lady from Shanghai (1947) e Chimes at Midnight (1966) foram subvalorizados.

Em 2002, Welles foi eleito o maior director de cinema de todos os tempos em duas votações feitas pela British Film Institute entre os directores e críticos, e uma ampla pesquisa de consenso crítico, listas de melhores e retrospectivas históricas o consideram como o director mais aclamado de todos os tempos. Fonte: Wikipedia